O turismo (verde) na Ilha de Madeira
3 octobre 2020Une Soirée de Gala uniquement sur le digital
6 octobre 2020O Salon de l’Étudiant (ou, em português o Salão do Estudante) está de volta, depois de um período suspenso, devido ao Covid-19. Após uma retoma das atividades com salões físicos, o organismo L’Étudiant inova este ano com uma edição inusitada, ou seja, uma edição virtual, com imensos detalhes a anotar !
Esta instituição, L’Étudiant, foi criada para um público alvo, ou seja, adolescentes e jovens adultos que se sentem desorientados em relação ao seu futuro estudantil ou profissional, e que podem ter uma falta de conhecimento sobre as possíveis opções. L’Étudiant acompanha os jovens, desde a fase de orientação até ao primeiro emprego ou ao primeiro estágio, incluindo os grandes momentos que são os exames de acesso ao Ensino Superior e, evidentemente, a escolha de formação. Também estão presentes para tudo o que constitui a vida de estudante, para além da pressão das escolhas, das aulas, das notas e dos resultados ! Os salões de estudante organizados por L’Étudiant são equivalentes às feiras da Futurália em Portugal. São feiras que oferecem informação no domínio da educação, e da empregabilidade.
A inovação deste ano é, sem dúvida, o Salão do Estudante Digital. Este Salão será lançado durante três dias (29, 30 e 31 de Outubro de 2020). No entanto, estará disponível durante um mês, do dia 29 de Outubro ao dia 29 de Novembro, pois é uma época estratégica para as escolhas de orientação dos estudantes. É, sem dúvida, uma solução atual e complementar aos salões físicos.
São esperados 100 stands, e mais de 10 000 visitantes !
Tendo a Cap Magellan o objetivo da difusão da língua e da cultura portuguesa, não poderia deixar de estar presente com um stand em parceria com a Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (SECTES). Para além da SECTES, a Cap Magellan conta com a parceria de outras Instituições de Ensino, públicas e privadas, para uma maior difusão do ensino superior em Portugal, visto ser tão forte o desejo, de muitos jovens luso-descendentes e não só, continuarem os seus estudos de ensino superior em Portugal.
É no âmbito da ação LusoSup, que a Cap Magellan marca presença no Salão do Estudante Digital – “Ir estudar no estrangeiro”, visto que esta ação, organizada pela associação Cap Magellan, tem então como objetivo promover as instituições do Ensino Superior Português junto dos jovens e estudantes portugueses e lusodescendentes, dando-lhes a conhecer as vantagens de estudar em Portugal, realçando a qualidade e a dinâmica do Ensino Superior português.
É uma ação de terreno que, para além de divulgar o ensino superior português, faz a ligação entre as próprias instituições e os jovens que estão interessados nas mesmas, além dos portugueses ou familiares que com eles residem, que têm um contingente próprio e especial para o acesso ao ensino superior português.
Isto é, todos os emigrantes portugueses ou familiares que com eles residam, podem usufruir duma quota de 7% na primeira fase de candidaturas ao Ensino Superior Português. Esta quota traduz-se pela disponibilidade de 3599 vagas para pessoas que respondem a esses critérios.
Article publié sur CAPMag octobre 2020
Joana Carneiro