Revoir le débat digital entre jeunes Lusos ! : Les élections présidentielles au Portugal
18 janvier 2021Entrevista : O olhar de Nuno Gomes Garcia no mundo atual, revelado na sua escrita
20 janvier 2021Nas últimas horas têm sido vários os famosos portugueses, sejam eles homens ou mulheres, a surgir nas redes sociais com os lábios pintados de vermelho e a utilizar na legenda das suas publicações a hashtag: #VermelhoemBelem. Sabe como surgiu este movimento?
Trata-se na verdade de um protesto criado durante as eleições presidenciais, marcadas para o dia 24 de janeiro, contra declarações feitas pelo líder do Chega e candidato presidencial, André Ventura contra a candidata do Bloco de Esquerda, Marisa Matias.
Tudo começou depois de André Ventura ter ‘atacado’ os seus adversários políticos, restantes candidatos às eleições presidenciais, com um rol de insultos.
No que diz respeito a Marisa Matias, Ventura disse que a candidata a Belém “não está muito bem em termos de imagem, com aquele batom muito vermelho, como se fosse uma coisa de brincar”. A frase polémica deu origem a um movimento no Twitter contra as palavras do líder do Chega e de solidariedade para com a candidata apoiada pelo Bloco de Esquerda. Assim nasceu a hashtag #VermelhoemBelem, que rapidamente se tornou viral nas redes sociais.
Se inicialmente começou como um movimento de apoio a Marisa, rapidamente se estendeu a internautas indignados com a postura de André Ventura, aos que não se identificam com a ideologia política do Chega, a defensores da democracia e, acima de tudo, num apelo ao voto no dia 24 de janeiro.
Rita Ferro Rodrigues foi uma das primeiras celebridades a apoiar esta causa. Relembre aqui o que disse a apresentadora.
Mas o vasto leque de famosos a aderir a#VermelhoemBelém não ficou por aqui, relembre também as publicações de nomes como Manuela Couto, Agir ou Iva Domingues.
Por sua vez, Bruno Nogueira aderiu ao movimento com um vídeo partilhado no Instagram, mas este acabou por ser bloqueado pela rede social e foi mais tarde republicado pelo humorista.
Já na manhã de sábado, encontrámos muitas outras publicações de celebridades que quiseram juntar-se a este protesto.
Fonte: Noticiasaominuto