Salon de l’Étudiant “Ir estudar para o estrangeiro” este ano com uma versão digital!
28 octobre 2020À LA UNE AUJOURD’HUI : PORTRAIT DE DYLAN TEIXEIRA📸
2 novembre 2020Desde a sua fundação que a Cap Magellan tem como obejtivos a promoção da língua portuguesa, o apoio aos jovens em todos os campos, nomeadamente, no âmbito da sua vida profissional (procura de estágios e primeiro emprego). É no seio destes objetivos que a Cap Magellan apresentou, este ano, a ação LusoSup.
A LusoSup é uma ação que tem por base a divulgação do ensino superior português, em França. Esta vontade de divulgação é suportada por um contingente especial que existe no acesso ao ensino superior português, destinado aos emigrantes portugueses e a familiares que com eles residam. Este contingente traduz-se numa quota de 7%, destinada, então, aos lusodescendentes. Inicialmente, a campanha estabeleceu-se num Roadshow em várias cidades francesas para divulgar todos os objetivos da ação LusoSup.
Todos os interessados tiveram a oportunidade de serem acompanhados pela Cap Magellan, de forma personalizada, iniciando-se uma longa caminhada administrativa para se realizarem as candidaturas.A Cap Magellan marcou também presença no Salon de l’Étudiant que teve lugar em Paris, no mês de Janeiro, sendo o maior evento dedicado aos estudantes em França. Assim, a Cap Magellan não poderia deixar de continuar a pôr em prática esta ação tão importante para o nosso público.
Adaptando-se à nova realidade, o L’Étudiant (um grupo media especializado na informação, nas ofertas formativas do ensino em França e no estrangeiro e por consequência nas profissões do futuro, com um público alvo entre os 15-25 anos de idade – presta apoio aos estudantes do 3º ciclo, e, nomeadamente, dá apoio aos estudantes do ensino secundário francês, sobre as questões de orientação escolar e profissional) organizou um Salão do Estudante Digital! O Salão tem como tema “Ir estudar para o estrangeiro” e é, por isso, dedicado a todos os jovens que desejem conhecer mais sobre as ofertas formativas, as profissões e quais as oportunidades profissionais que terão no seguimento da sua formação!
De facto, este tema é pertinente, tendo em conta o escopo da ação LusoSup levada a cabo pela Cap Magellan. Assim, a Cap Magellan marcou, e continua a marcar à presente data, presença no Salão do Estudante Virtual – “Ir estudar para o estrangeiro”.
O Salão tem a sua abertura nos dias 29, 30 e 31 de Outubro, no entanto, continua online durante 1 mês, por isso, podes ainda inscrever-te para saberes mais sobre como estudar em Portugal, e se for o caso, beneficiares do contingente especial dos 7% reservado a lusodescendentes. No stand digital da Cap Magellan, podes contar com a presença de duas instituições superiores portuguesas, que poderão conversar contigo diretamente e apresentarem-te todas as condições, sendo elas: o Instituto Politécnico de Bragança e a Universidade de Coimbra.
Para além da presença das duas instituições a cima referidas, a Cap Magellan conta com o apoio da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior Portuguesa, numa parceria de divulgação e acompanhamento sobre o contingente especial de acesso ao ensino superior português, assim como o apoio da Direção Geral do Ensino Superior português – plataforma online onde se procede às candidaturas para o ensino superior.
Article publié sur CAPMag au mois de Novembre 2020
Joana Carneiro