Les Britanniques quittent (enfin) le navire
21 février 2020Une Première pour João Pedro Pais!
6 mars 2020Abaporu é um quadro pintado a óleo em 1928 pela artista brasileira Tarsila do Amaral e é considerado como uma das obras plásticas mais importantes do Brasil. O quadro foi oferecido ao escritor e poeta Oswaldo de Andrade, marido da pintora, como um presente de aniversário. A obra foi nomeada pelo artista e o seu amigo o poeta Raul Bopp, inspirada no tupi-guarani, para significar homem que come homem. Advém da mistura dos termos aba homem; pora, pessoa; e u, comer.
Abaporu é um dos quadros que marcou a história do movimento modernista antropofágico no Brasil criado pelo escritor Oswaldo de Andrade e a própria pintora entre 1928 e 1930. Esse movimento tinha como ambição construir uma cultura de caráter nacional moderna. A concepção do movimento era de observar outros movimentos e culturas estrangeiras, para poder criar um movimento cultural próprio ao Brasil. A marca representativa desse movimento é o quadro Abaporu, que foi pintado justamente quando o desejo de fazer uma identidade nacional original, assumir e viver com essa identidade antropofágica apareceu.
Tarsila insistiu muito com as suas características artísticas modernas neste quadro. Constatamos isso com, por exemplo, a escolha das cores fortes, a alteração da realidade e temas imaginários. O quadro apresenta um homen com uma silhueta desproporcional com cabeça pequena e mãos e pés gigantes. Está numa posição pensativa, apoiando a cabeça na mão. A cabeça pequena significa a falta de criticidade, falta de visão, e as grandes mãos representam o trabalho braçal dos brasileiros. Os pés gigantes são traduzidos para a conexão do homem com a terra. Quanto ao solo, esse simboliza rotina dura, cansativa, atroz dos trabalhadores rurais e o cacto é a referência da região nordestina do país e faz lembrar os lugares áridos do Brasil.
Abaporu, um quadro criticado? Bem que Abaporu seja o quadro brasileiro mais apreciado no mundo, Abaporu não para de ser criticado. De fato, os elementos que constroem o quadro são em si mesmos considerados como uma crítica social daquele tempo, mas também há milhares de pessoas que criticam o quadro dizendo que Amaral tinha copiado a escultura pensador de Auguste Rodin. Na verdade, podemos dizer que Tarsila se inspirou desta escultura de Rodin para fazer a sua obra e inclusive foi esse o objetivo do movimento modernista.
Entre todos os quadros brasileiros, porque Abaporu é considerado como o mais importante e inesquecível?
O que faz do Abaporu o quadro fundamental é a sua importância na cultura brasileira, mas também mundial. Ele encarna a imagem de um mito nacional com a sua representação da região nordeste e com as cores da bandeira do seu país . Talvez seja por isso que a obra esteja exposta nos grandes eventos do país como os Jogos Olímpicos do Rio em 2016 intitulado « a cor do Brasil ». O seu alto valor, inclusive, faz dele o quadro mais caro do Brasil e portanto mais apreciado no mundo.
O quadro não pertence mais ao Brasil há 24 anos, desde que foi comprado pelo colecionador argentino Eduardo Constantini num leilão por 2,5 milhões de dólares. Desde 2001, a pintura está exposta no museu da arte latino-americana de Buenos Aires.
Considerado como uma das maiores obras artísticas brasileiras, Abaporu de Tarsila Amaral tornou-se um símbolo central da representação e da identidade do Brasil. Um simples presente de aniversário tornou-se hoje um símbolo importante do movimento modernista antropofágico brasileira e ganhou o coração do mundo pela sua beleza.
Referências:
- Imagem: Abaporu, de Tarsila do Amaral, disponível em: https://upload.wikimedia.org/wikipedia/pt/thumb/b/bd/Abaporu.jpg/220px-Abaporu.jpg, acessado em 09.10.2019.
- Vídeo: Abaporu, de Tarsila do Amaral, viaja ao Brasil, disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=C8976mMhi24, acessado em 09.10.2019.
- Vídeo: Antropofagia hoje, disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=oMMdnuGJF6U, acessado em 09.10.2019.
Paulina Dikizeyeko Vosi Diba Menga
Série de Tribunes écrites par les étudiants de l’Université Lumière Lyon 2
capmag@capmagellan.org