La campagne Sécur’Été 2023 se termine en beauté !
2 septembre 2023Journée du Portugal : Le Portugal est de retour le 24 septembre à Paris-Vincennes
4 septembre 2023A 10ª Edição do Encontro Europeu de Jovens Lusodescendentes realizou-se em Braga, onde os jovens demonstraram a sua criatividade e profissionalismo, num ambiente de partilha e camaradagem.
A Cap Magellan, principal associação de jovens lusodescendentes em França, organizou a 10ª Edição do Encontro Europeu de Jovens Lusodescendentes intitulado “A Empregabilidade na Europa: o Digital ao serviço da Ecologia e da Inclusão dos Jovens”, ao abrigo do Programa Erasmus+. O encontro, que teve lugar em Braga entre 8 e 13 de agosto de 2023, reuniu jovens lusófonos e lusodescendentes provenientes de 7 países europeus: Alemanha, Bélgica, Dinamarca, França, Luxemburgo, Portugal e Suécia.
Durante essa semana, os jovens participaram numa série de ateliers e workshops realizados no Centro de Juventude de Braga. As atividades abordaram temas como autoestima, desenvolvimento sustentável, instituições europeias e empregabilidade, permitindo aos participantes desenvolver competências não formais, mas vitais no mercado de trabalho.
Em colaboração com a Agência Minho de Porta Aberta, os participantes visitaram a pé os principais pontos turísticos de Braga, aliado a um Percurso de Biodiversidade que destacou as principais espécies arbóreas e a sua importância num contexto urbano. No dia seguinte, exploraram os arredores da cidade, nomeadamente o Santuário do Bom Jesus de Braga e o Santuário do Sameiro.
Na tarde de sexta-feira, visitaram as instalações da Start-Up Braga, onde puderam conhecer a incubadora UpValue. Posteriormente, a Dra. Ana Rita Ribeiro partilhou com os presentes a importância de desenvolver modelos de negócios sustentados e as particularidades de uma start-up, sendo informações de extrema relevância para a concretização do objetivo transversal do encontro: a criação de um projeto de start-up.
Sendo uma das partes centrais do programa do Encontro, o “Concurso de Ideias para Criação de Projetos Start-up”, teve como objetivo desenvolver projetos de start-ups que promovessem o desenvolvimento sustentável, apoiando-se em ferramentas digitais para a base do seu negócio. Para o efeito, os grupos trabalharam nos seus projetos, resultando em 5 projetos inovadores.
No sábado, os grupos expuseram os seus projetos a um painel de jurados através de um pitch de 5 minutos, que realçou a seriedade e profissionalismo demonstrados. Apesar do pouco tempo disponível para a conceção do projeto, os participantes conseguiram imaginar e propor ao júri verdadeiros projetos empresariais criativos e com exequibilidade.
Depois do almoço, os jovens foram convidados a participar no “International River Basin Challenge”, que simulou uma cimeira internacional de gestão do Rio Reno. A atividade, apreciada pelos presentes, encorajou a reflexão para a cooperação internacional sobre os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, com especial enfoque nas questões ecológicas. O restante da tarde foi preenchido pelas celebrações do Dia Internacional da Juventude, com várias atividades lúdicas no Centro de Juventude de Braga, num ambiente de boa-disposição e partilha.
Eventos como este fortalecem a importância do multiculturalismo lusófono e a formação de uma rede de contactos dedicada à empregabilidade entre jovens lusodescendentes e lusófonos de toda a Europa. Por meio desta rede, a missão da Cap Magellan é encontrar soluções que contribuam para melhorar as oportunidades de emprego dos jovens na Europa, com foco especial nos lusófonos.
E assim concluímos mais uma edição, aguardando ansiosos pelo Encontro no próximo ano!
Mariana Cirilo – Foto: Cap Magellan
Mais informações sobre os EEJL