Course de Côte de Tréchy 2025 : un rendez-vous à ne pas manquer !
6 octobre 2025
« PIX », la révolution brésilienne du paiement instantané
6 octobre 2025A Administração dos Portos de Sines e do Algarve (APS) e o Instituto Marítimo Portuário (IMP) da Guiné-Bissau assinaram um acordo de cooperação estratégica e técnica para o desenvolvimento do sector marítimo e portuário.
A parceria entre as duas entidades prevê “a troca de boas práticas nas áreas prioritárias da segurança marítima e portuária, a melhoria dos procedimentos de pilotagem e gestão do tráfego marítimo, bem como a introdução do sistema de Janela Única Logística (JUL) e a modernização digital do IMP da Guiné-Bissau”. A implementação da plataforma digital JUL na Guiné-Bissau permitirá “reduzir significativamente custos e tempos de escala, aumentar a competitividade dos portos da Guiné-Bissau e atrair tráfego marítimo internacional”.
Segundo o presidente da APS, Pedro do Ó Ramos, este acordo “traduz-se num compromisso concreto de cooperação e de partilha de conhecimento, contribuindo para o fortalecimento da segurança, eficiência e competitividade de ambos os portos”. Esta colaboração abrange ainda o papel do Porto de Sines como referência internacional no setor marítimo-portuário. Reforça também os laços com países lusófonos, promovendo uma rede de portos mais segura e competitiva entre a Europa e a África Ocidental.
Céline Crespy
foto: Wikimédia
Administração dos Portos de Sines do Algarve (APS)
publicado em 06/10/2025




