Soundscape : chaîne Youtube consacrée à la nouvelle musique portugaise
18 avril 2022Que reste-t-il de l’esprit de la Révolution des œillets ?
22 avril 2022O espetáculo que homenageia a voz de Portugal inicia a sua tour mundial a 17 de junho no Palais de Congrès de Paris. Um espetáculo que tem por base uma homenagem à maior Diva do Fado e honra todo o seu repertório pela voz de grandes nomes da música portuguesa.
Aurea, Cuca Roseta, Marco Rodrigues, Paulo de Carvalho e Sara Correia são os artistas que vão eternizar a memória de Amália com os fados de sempre. A direção musical do projecto está a cargo de Marino de Freitas, e conta com os seguintes músicos: Luís Guerreiro na guitarra portuguesa, Flávio Cardoso na viola de Fado, Marino de Freitas no Baixo, Vicky Marques na percussão e Rúben Alves nas teclas
Amália Rodrigues : A Diva do Fado
Desde muito cedo, Amália Rodrigues mostrou gosto por cantar e, em 1935, foi escolhida para cantar o Fado Alcântara como solista, nos festejos dos Santos Populares, acompanhando a Marcha Popular do seu bairro. Em 1938, Amália fez audições para o Concurso da Primavera, onde disputou o prémio Rainha do Fado. Amália Rodrigues destaca-se, também, pela forma como introduziu inovações na postura e indumentária dos fadistas que vieram a transformar-se em verdadeiras convenções performativas. No entanto, o interesse pela poesia erudita é mais uma novidade imposta pela fadista. Amália foi autora de muitos poemas que interpretou e editou em disco, alguns deles estão entre as faixas que mais a celebrizaram.
A título de exemplo destacamos os seguintes: Estranha forma de vida, Lágrima, Asa de vento, Grito, Gostava de ser quem era, Trago o Fado nos sentidos, Entrei na vida a cantar, Ai esta pena de mim, Lavava no rio lavava, Teus olhos são duas fontes, Fui ao mar buscar sardinhas.
Amália Rodrigues é e será para sempre uma figura incontornável da História do Fado e a voz de um povo!
Dia 17 de Junho de 2022, o Palais des Congrès de Paris será o palco para os artistas nacionais que dão voz e prometem honrar a nossa eterna Diva do Fado. Será a primeira cidade a receber este espetáculo que promete, acima de tudo, lembrar, sentir e renovar o espírito da fadista, não sendo só para atingir o público de Amália, mas também atrair novas gerações pela voz de cantores que interpretam as suas próprias versões do reportório eternizado pela fadista
Contamos com todos para continuar a homenagear Amália Rodrigues.
Os bilhetes estão disponìveis no site do Palais des Congrès em: www.palaisdescongresdeparis.com
Para mais informações sobre o espetáculo
Sandra Santos – Breaking News
Photo : © Museu Nacional Do Teatro E Da Dança