Aldeias do Xisto em promoção em Paris
18 septembre 2019“Les eaux de Joana”, Requiem pour un berceau
23 septembre 2019O Balcão do Emigrante abriu as portas em Paris no passado dia 18 de Maio de 2019, com o intuíto de ser o ponto de encontro de todos os emigrantes portugueses com um vasto leque de soluções que facilitem o seu dia-a-dia, tanto no país onde está emigrado como em Portugal.
Marca do grupo ParcialFinance, presente na Suíça, Luxemburgo, Bélgica, França e em Portugal, nasce com o intuito de servir a emigração portuguesa nas áreas administrativa, jurídica, financeira, fiscal, seguros e imobiliário, áreas nas quais se vislumbravam graves carências e se pressentia que a emigração portuguesa necessitava de ser apoiada.
O Balcão do Emigrante propõe-se por isso como ponto de ligação entre a comunidade Portuguesa e os referidos serviços dos quais, muitas das vezes, os nossos compatriotas estavam afastados, propondo a prestação dos mesmos tanto no país de residência, como em Portugal.
O vasto leque de soluções propostas pelo Balcão do Emigrante deriva das competências que os profissionais que trabalham no grupo Parcialfinance adquiriram ao longo dos anos de trabalho com emigração, alguns contando mais de trinta anos de serviço, e de parcerias necessárias (nomeadamente para as questões jurídicas), fazendo a ponte entre as necessidades dos emigrantes e os prestadores de serviços qualificados para a sua execução (escritórios de advogados, no que compete a questões jurídicas).
Trata-se pois de mais um auxílio às Comunidades Portugueses, que tem, por um lado a missão de atenuar a distância entre o país de residência e Portugal, e por outro lado a de facultar ao emigrante o acesso a serviços essenciais no país de residência, os quais, por desconhecimento ou dificuldades linguísticas, lhe estavam vedados.
Com a abertura em França, em 48bis rue de Saint Maur, 75011 Paris, contabilizam-se já três Balcões do Emigrante nos países onde existem comunidades Portuguesas, abertos no espaço de nove meses, tendo o primeiro sido aberto a 15 de Setembro de 2018 em Bruxelas, Rue François Dons 26, 1050 Ixelles, Bélgica, e o segundo a 23 de Março de 2019 na cidade do Luxemburgo, 73 Rue de Bonnevoie, 1260 Luxemburgo, localizados junto das comunidades Portugueses residentes nos respetivos países.
O último Balcão do Emigrante abriu já na pendência do mês de Agosto (no dia 13 de Agosto) em Fátima, contando com a presença de inúmeros compatriotas que rumaram ao santuário nesse dia.
Além disso, num futuro não muito longínquo prevê-se que o Balcão do Emigrante chegue à Suíça abrindo ainda outros balcões nos países em que já existem, para que numa fase posterior possa também abrir em países onde o grupo Parcialfinance não tenha qualquer tipo de representação.
Com um atendimento de horário alargado e aberto ao Sábado pretende dar uma resposta eficaz, rápida e segura, evitando filas de espera e perdas de tempo desnecessárias, para uma maior comodidade de quem precisa dos serviços supramencionados.
Site Internet: https://b-emigrante.com/
Localização:
48bis rue de Saint Maur
75011 Paris
Rui Rodrigues
Paru dans le CAPMag de septembre 2019
capmag@capmagellan.org