La Réunion Intercalaire des États Généraux de la Lusodescendance
2 janvier 2022L’actrice Teresa Mota, grande comédienne portugaise, est décédée.
3 janvier 2022Na rubrica deste mês de «Vous et vos parents» abordaremos as eleições legislativas que ocorrerão a 30 de Janeiro de 2022, no que respeita aos candidatos já escolhidos pelos diferentes partidos com assento parlamentar, começando pelos partidos com maior representação junto das comunidades e onde, aliás, se verificam algumas surpresas.
Comecemos, pois, pelo Partido Social Democrata (PSD) que deixa de fora Carlos Gonçalves das listas às próximas eleições. Este histórico da emigração, crónico cabeça-de-lista pelo círculo da Europa, e por ele eleito, fica de fora, não podendo assim, desta vez, ser eleito deputado à Assembleia da República. Esta surpresa levou a que a secção de Paris do PSD assim como vários conselheiros da comunidade apresentassem publicamente as suas queixas relativamente ao processo de escolha de candidatos, queixando-se nomeadamente de nunca terem sido ouvidos e de terem, sem que qual tal lhe tivesse sido pedido, indicado Carlos Gonçalves como seu Cabeça-de-Lista. Carlos Gonçalves será substituído por Maria Ester Vargas, como cabeça-de-lista do PSD pelo círculo da Europa.
Já no Partido Socialista (PS), não parece haver surpresa. Paulo Pisco foi oficializado como cabeça-de-lista pelo círculo eleitoral da emigração na Europa.
Paulo Pisco, outro histórico da emigração e nome sonante neste círculo, foi eleito Deputado pela primeira vez a 10 de outubro de 1999. No entanto, e pese embora o nome ser conhecido da grande parte da emigração, alguns membros e até secções do PS pretendiam uma «renovação», fazendo circular uma petição para o efeito e queriam que a aposta recaísse sobre Nathalie de Oliveira, tendo a própria demonstrado ambição de ser cabeça-de-lista neste círculo.
No entanto, a escolha do Partido Socialista voltou a recair em Paulo Pisco, sendo que Nathalie de Oliveira será número dois, tal como na última eleição. O partido argumenta que 13 das 16 Secções do PS na Europa apoiaram Paulo Pisco.
Pelo Bloco de Esquerda será Teresa Duarte Soares a cabeça-de-lista pelo círculo eleitoral da Europa. Professora de Português de profissão, com residência na Alemanha sendo também Secretária Geral do Sindicato dos Professores das Comunidades Lusíadas (SPCL). Integrou a lista dos candidatos protugueses do Bloco de Esquerda nas últimas eleições para o Parlamento Europeu. Assim, substitui Tiago Pinheiro que havia sido cabeça-de-lista neste círculo nas últimas legislativas, tendo nessa altura integrado as listas, mas ficando no último lugar nas mesmas.
Por fim, a CDU (coligação Democrática Unitária, integrada pelo Partido Comunista Português e pelo Partido Ecologista Os Verdes) apresentado por Joana Carvalho como cabeça-de-lista pelo círculo eleitoral da Europa.
Os restantes partidos com assento parlamentar (CDS, CH e IL) ainda não apresentaram as suas listas, pelo que ainda não são conhecidos os candidatos pelo círculo da Europa.
Última nota para a desconsideração pelo círculo da Europa: um círculo que conta com sensivelmente oitocentos mil eleitores, elege apenas dois deputados que serão os «representantes» dos emigrantes na Assembleia da República Portuguesa. A título comparativo, o círculo de Braga tem um número de eleitores semlhante e elege dezenove deputados. Portugueses de primeira e Portugueses de segunda?
Rui Rodrigues
capmag@capmagellan.org
Foto : © Element5 Digital