Une réforme du « golden visa » en réponse à la crise du logement
3 mars 2021O que é o Conselho das Comunidades Portuguesas (CCP) ?
3 mars 2021O Camões – Instituto da Cooperação e da Língua é um instituto público, tutelado pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros, cuja missão é propor e executar a política de ensino e divulgação da língua e cultura portuguesas no estrangeiro. A Coordenação do Ensino Português em França é uma das 11 coordenações de ensino da rede EPE (Ensino Português no Estrangeiro) do Camões, Instituto da Cooperação e da Língua.
Breve Panorama do ensino português em França
O Português é ensinado nas escolas de primeiro ciclo do ensino básico francesas, por professores colocados pelo Camões I.P.. Este ensino pode ter lugar integrado no currículo escolar dos alunos (ELVE – ensino de língua viva estrangeira) ou ocorrer em horário pós-letivo, (EILE – ensino internacional de língua estrangeira). Em qualquer dos casos, trata-se de dispositivos oficiais do Ministério da Educação francês levados a cabo em parceria com o Camões I.P., de acordo com o Protocolo de Cooperação Educativa assinado em 2006 entre os dois países.
A continuidade do ensino é assegurada nos 2° e 3° ciclos do ensino básico (collège) e no ensino secundário (lycée), pelo Ministério da Educação francês, tal como está previsto no Protocolo. No entanto, em localidades onde essa continuidade não existe, o Camões I.P. coloca professores em associações que aceitem colaborar disponibilizando espaço e meios materiais para que os alunos dos 2° e 3° ciclos continuem a sua aprendizagem do português – AES (apoio ao Ensino Secundário).
As secções internacionais portuguesas
Para além deste ensino, o sistema francês possui um dispositivo que funciona também em parceria com vários países, entre eles Portugal – as Secções Internacionais.
Existem 23 Secções internacionais portuguesas a funcionar em 13 estabelecimentos de ensino franceses: de ensino básico e secundário, onde é ministrado um complemento curricular em português desde o primeiro ano, do primeiro ciclo, até ao 12° ano.
Em Paris há secções internacionais portuguesas (SIP) no Collège e Lycée Honoré de Balzac e no Collège e Lycée Montaigne, na região parisiense há SIP em Saint Germain-en-Laye, em Le Pecq , em Chaville e em Saint Cloud. Na província temos secções internacionais portuguesas nas cidades de Grenoble, Lyon e Nice. Trata-se de um ensino de excelência que abre perspetivas mais amplas aos alunos que o frequentam, quer no convívio multicultural com alunos de outras secções, quer na aquisição de competências linguísticas e culturais. Concorre, para estes objetivos, o facto de os alunos terem, para além do horário curricular francês, mais seis horas de aulas, 4h de língua e literatura portuguesa e 2h de história e geografia em português. O diploma OIB (opção internacional do baccalauréat – 12° ano) facilita o acesso a estabelecimentos de ensino superior de prestígio e a percursos de grande exigência e mérito. Os professores de História e Geografia e a maior parte dos professores de Língua e Literatura são colocados pelo Camões, I.P..
O ensino superior
O ensino do Português conta ainda com o apoio do Camões, I.P. em 15 universidades francesas, através de protocolos assinados com as universidades, abrangendo 4.800 estudantes: Univ. Paris Ouest – Nanterre – La Défense (Nanterre); Univ. Sorbonne Paris III ; Univ. Paris VIII Vincennes – Saint-Denis ; Univ. de Nantes ; Univ. Blaise Pascal (Clermont-Ferrand) ; Univ. Charles-de-Gaulle Lille 3; Universidade Lumière Lyon 2; Univ. Poitiers; Univ. Marc Bloch – Strasbourg II; Univ. Michel de Montaigne – Bordeaux III; Univ. de Provence – Aix-Marseille (Aix-en-Provence) ; Univ. de Provence – Aix-Marseille (Marselha) ; Univ. de Picardie Jules Verne (Amiens) ; Univ. de Nice – Sophia-Antipolis (Nice) ; Univ. Haute Bretagne – Rennes II e Univ. Jean Monnet (Saint-Etienne).
Cursos de Português Língua Estrangeira para adultos
Para que o panorama do ensino da língua e da cultura portuguesas em França fique completo, refiram-se os cursos de PLE e também de PLS, destinados a adultos, lecionados pelo Centro Cultural Camões, I.P., em Paris.
Fonte: epefrance