Indústria turística, 70 milhões para as empresas
2 février 2023Vagabom’dia : Rendez-vous au 4L Trophy
3 février 2023No passado 28 de Dezembro foi noticiada a morte da cantora franco- portuguesa, Linda de Suza. Evidentemente, esta notícia trouxe à tona imensas lembranças, isto porque, a cantora Linda de Suza teve o poder e o carisma de marcar inúmeras gerações ao longo da sua carreira.
Com uma história marcada por muito sofrimento, mas também de muita coragem, Linda de Suza merece a nossa homenagem. A vida da cantora foi assim, marcada por vários “virar de costas” de pessoas em que ela confiava, quando o que ela mais desejava era construir um futuro melhor para ela e para a sua pequena família. Várias vezes rebaixada pelas suas origens, Linda de Suza nunca deixou de as ressalvar e de fazer delas a sua melhor qualidade que, aliada ao seu talento, não tardou em dar frutos.
A história de Linda de Suza trás com ela as grandes linhas e os grandes sofrimentos pelos quais ficaram marcados a emigração portuguesa em França. Um dos primeiros grandes movimentos de emigração em território europeu que é até hoje um dos mais densos e com mais resultados positivos.
Como refere Kanuty, a emigração portuguesa foi profundamente motivada pela situação política e económica do país. Nos anos do Estado Novo, Portugal era um “país pobre e em desenvolvimento o que explica, e muito, a importância das vagas migratórias: emigração política por um lado, mas económica, ou melhor dizendo, o reforço de uma emigração que procura trabalho, que já existia desde o pós-Primeira Guerra Mundial (…)”.
Efetivamente, a vida de Linda de Suza nem sempre foi fácil. Como afirmam os historiadores, a sua mãe era desconhecida e foi uma criança “mal amada” por aqueles que eram as suas figuras paternas. “(…) Filha e mãe no meio católico, a quem a vida deu apenas coragem e voz, Linda de Suza não é diferente dos milhares de homens e mulheres sobre quem os estereótipos recaiam, tendo em conta as origens portuguesas, nomeadamente no meio profissional onde os portugueses ou eram trolhas, pintores nas obras públicas, mulheres de limpeza ou zelavam pelos imóveis (…)”.
Claramente, falar da emigração portuguesa em França no seio do século passado, é referir-se a uma emigração profundamente clandestina, motivada pela pobreza de Portugal e que tinha como consequência fortes momentos de xenofobia.
Sem dúvidas, Linda de Suza teve que lutar muito para poder realizar o seu sonho e mostrar ao mundo o talento que tinha escondido por falta de oportunidades. E a sua perseverança e coragem contribuíram para a imagem que a comunidade portuguesa em França foi construindo e moldando ao longo dos anos.
Hoje em dia, Portugal já não é mais o alvo dos clichés que foi outrora. Aliás, nem a comunidade portuguesa instalada em França é alvo desses clichés como as gerações anteriores. Para este combate, muito contribuiu a União Europeia com o desenvolvimento do mercado único que trouxe com ele a liberdade de circulação.
Conforme reflete Kanuty, “Nós somos sempre “o estrangeiro” na vida de alguém. Recordar Linda de Suza é algo indissociável de todas as dificuldades que os emigrantes portugueses conheceram. Portugal, este pequeno país da União Europeia, fez uma grande demostração da sua capacidade de adaptação, um país onde a extrema direita ainda é musculada, onde a esquerda se reagrupa para fazer face ao país que vivia na austeridade. Para termos uma Europa mais forte, os europeus têm de se tornar mais solidários. E isso passa, claramente e principalmente, ao nível dos governos, mas também ao nível de todos os que “têm uma opinião a dar”.
AGENDA
17 a 18 Fevereiro 2023
Guimarães
Courage Club 2023
Depois do sucesso da 1ª edição, o festival Courage Club vai realizar-se este ano em Guimarães. Um festival de música que tende a relevar a atualidade da música nacional, mas também a internacional! Alguns confirmados são: Interpol, Dino D’Santiago, Wu-Lu, Mallu Magalhães e Anna Prior.
A não perder!
25 de Fevereiro a 05 de Março 2023
Lisboa
Festival Play 2023
Um dos mais conhecidos e bem-sucedidos Festivais de Cinema está de volta. Dedicado ao Cinema Infantil e Juvenil, Play, seleciona filmes que convidam os mais novos a refletir e a pensar sobre o mundo onde vivem e sobre a sua realidade. As grandes novidades deste ano são a categoria +13 e o filme de abertura vai ser português: Águas de Pastaza, de Inês T. Alves.
Uma boa razão para visitar a capital!
Todos os sábados de fevereiro e sextas de março
04, 11, 18 e 25 Fevereiro & 04, 11, 18, 25 Março
Arcos de Valdevez
Sons de Vez 2023
Com nomes confirmados como os HMB, Taxi, The Black Mamba e Frankie Chavez, o festival está de volta depois de ter comemorado duas décadas de existência no ano de 2022. Simultaneamente aos concertos, é possível encontrar uma exposição fotográfica com a compilação dos momentos mais marcantes da edição anterior!
A não perder!
Joana Carneiro
Sources : https://www.sauvonsleurope.eu/linda-de-suza-une-histoire-europeenne/