Cap Magellan présent au « Salon Digital : Partir Étudier à l’Étranger »
25 septembre 2020A La Découverte de “Fado Clandestino”
1 octobre 2020Num ano difícil, tendo em conta, os procedimentos instaurados pelo governo para combater a pandemia do Covid-19, a Cap Magellan traz mais uma vez, em coordenação com a Câmara de Paris, uma Noite de Gala repleta de emoções e rica em eventos!
Em 2020, comemoramos a 10ª edição da Noite de Gala, uma iniciativa da Câmara de Paris.
As Noites de Gala existem desde 2011, no âmbito da comemoração do centenário da proclamação da Primeira República Portuguesa! Todos os anos a organização da Noite de Gala é confiada à Cap Magellan, e este ano, não foi diferente. Assim, com o esforço de toda a equipa e com a colaboração do Staff da Câmara de Paris, foi possível trazer de novo, até à comunidade portuguesa em França, o melhor da cultura portuguesa e a riqueza do nosso país.
Este encontro da comunidade portuguesa marca sempre o ano, visto que junta personalidades de vários meios, que têm sempre o foco da defesa, divulgação e promoção da língua e da cultura portuguesa e lusófona.
A reservar nas agendas de todos nós, Noite de Gala em Paris, uma oferta da Câmara de Paris em parceria com a Associação Cap Magellan, sábado dia 10 de outubro de 2020, no Hôtel de Ville de Paris!
A EDIÇÃO 2020
Como anfitriões da Noite de Gala, estará presente a apresentadora Sónia Carneiro, como é habitual e o estreante, Fernando Vilela, jovem cientista português em França. Numa reunião da comunidade portuguesa em torno da celebração da sua cultura, a Noite de Gala conta com um público mais reduzido, a fim de garantir as regras de higiene e segurança, que será preenchido por artistas, políticos, diplomatas, empresários, jovens, estudantes, professores, dirigentes associativos, num ambiente mágico que tem lugar, como é já habitual, nos Salões Nobres do Hôtel de Ville de Paris. Um evento anual e mediático, que este ano junta no total cerca de 350 pessoas no público!
Em concordância com as edições anteriores, a Noite de Gala conta com um artista principal, sempre ligado ao fado, visto ser um traço marcante na cultura portuguesa, conta também com momentos de duetos entre artistas profissionais e jovens amadores cheios de talento, homenagens, animações, humor e muita saudade!
PROGRAMAÇÃO DA 10ª EDIÇÃO DA NOITE DE GALA
A programação desta noite tão especial sofreu, como é natural, algumas adaptações. Tendo em conta o combate à pandemia do Covid-19, a Cap Magellan privilegiou os artistas locais, e também artistas portugueses ou luso descendentes, que habitam em países francófonos.
No fado estará a presença de Andreia Rio, acompanhada pela guitarra portuguesa e pela guitarra de fado. Os duetos da Gala serão formados por vários artistas, nomeadamente pela: Mc Dy, Sarah Rachel Alves, Hugo Manuel, Morgane da Costa e MK Nocivo. Quanto a animações, homenagens e apresentações de projetos o programa conta com: Ana Isabel Freitas com o documentário “Lá em baixo”, Michael Mendes com “Frantugal.tv”, Ruben Alves com o filme “Miss” e “Opération Portugal” na presença do D’jal!
Quanto aos prémios a serem entregues, esta edição conta com as seguintes categorias:
– Prémio Cap Magellan – Fundação Calouste Gulbenkian para o melhor estudante do ensino secundário – este prémio recompensa um jovem estudante do ensino secundário, no âmbito dos seus estudos na escola secundária, com distinção por seu desempenho académico, projecto profissional e compromissos extracurriculares, tendo completado o seu bacharelato com mérito. O estudante poderá apresentar o boletim escolar e uma carta de recomendação de um professor como justificativas. A ligação com a Lusofonia pode provir da origem do candidato.
– Prémio Cap Magellan para o melhor estudante – Este prémio irá premiar os estudantes que, no contexto do seu desempenho académico, mas também do seu projecto profissional e dos seus compromissos extracurriculares (estágio, a participação em acções associativas…) se distingam, tendo uma ligação com o mundo lusófono. O estudante poderá apresentar o boletim escolar e uma carta de recomendação de um professor como justificativas. A ligação com o mundo lusófono pode provir da origem do estudante ou da sua formação académica.
– Prémio Cap Magellan – Império para o melhor projeto associativo – este prémio diz respeito às associações que se destacam por um projecto associativo original e inovador em termos da sua natureza, finalidade, público-alvo, alcance e utilidade, que tenha um vínculo com a língua portuguesa.
– Prémio Cap Magellan – Jean Pina Entreprise para a melhor iniciativa cidadã – este prémio destina-se a um cidadão activo que se destaque por um projecto lusófono de cidadania, cuja preocupação principal esteja relacionada com o interesse colectivo e os temas de cidadania e solidariedade, dentro da temática de língua lusófona. A iniciativa de cidadania deve ser um poderoso vector de reconhecimento e uma alavanca essencial para a evolução e transformação da sociedade.
– Prémio Cap Magellan – Fidelidade para o melhor jovem empresário – este prémio será atribuído a qualquer pessoa que, devido às suas funções dentro de uma empresa, se diferencie pela implementação de um projecto empresarial original que seja útil e benéfico para o público em geral. O projecto deve apresentar como característica, práticas de gestão inovadoras, e serviços ou produtos que possuam uma dimensão inovadora em relação ao mercado, e agreguem valor aos utilizadores. O envolvimento social e o número de empregos criados também podem ser critérios de selecção. A ligação com o mundo lusófono pode provir da origem do empresário ou do público-alvo afectado pela acção empresarial.
– Prémio Cap Magellan – Vilamoura – Trace Toca Melhor Revelação Musical Artística – este prémio destina-se aos jovens apaixonados por música e que desejam ser recompensados pelos seus talentos.
Este ano, haverá espaço também para o habitual Cocktail, sempre tendo em mente o respeito das regras de segurança e higiene a serem aplicadas no recinto, como por exemplo, uso obrigatório de máscara, desinfeção das mãos de forma regular, disposição de álcool em gel pelo recinto dos Salões do Hôtel de Ville de Paris, e distanciamento social, entre o público, artistas e Staff.
Para esta grande Noite de Gala, tão única, a Cap Magellan conta com a parceria de vários organismos e instituições, nomeadamente, Câmara Municipal de Lisboa, Comunidade Intermunicipal Região Oeste, Fundação Calouste Gulbenkian – Delegação em França, Jean Pina Entreprise, Fundação Inatel, DGACCP – MNE, Trace Toca, Delta, Vilamoura Club, Instituto Português da Juventude e do Desporto, SEJD, juventude.gov.pt, RTP.
A concretização desta edição é muito especial para a Cap Magellan, tendo em conta todas as adaptações feitas, de acordo com as exigências do panorama pandémico atual e as diretivas governamentais impostos para a luta contra o Covid-19.
Assim, a Câmara de Paris e a Cap Magellan conseguiram, mais uma vez, unir esforços e presentar a comunidade portuguesa presente em França com uma belíssima noite, que continua a comemorar as tradições portuguesas, a sua cultura e a sua República.
Joana Carneiro
Cap Magellan – capmag@capmagellan.org