Cap Magellan – #Agitateur Lusophone depuis 1991 – LogoCap Magellan – #Agitateur Lusophone depuis 1991 – LogoCap Magellan – #Agitateur Lusophone depuis 1991 – LogoCap Magellan – #Agitateur Lusophone depuis 1991 – Logo
  • Qui Sommes-Nous ?
    • Nos Missions
    • Equip(ag)e
    • 30 ans d’Histoire
  • Nos Actions
    • Nos Campagnes
      • Sécur’Été – Verão em Portugal : 2022
      • Quota 7% pour les lusodescendants – étudier au Portugal
      • Etats Généraux de la Lusodescendance
    • Citoyenneté
    • Culture
    • Infos et Langue Portugaise
    • Emploi
  • Actus Luso
    • Agenda Luso
    • Eco & Co
    • Culture
    • Tourisme
    • Sport
    • Interviews
    • Les Actus du Citoyen
    • Tribune d’Opinion
  • Jeunes Futés
    • Études et Financements
      • Valorise tes compétences
      • Garde ta tirelire
      • Passe à l’international
      • Trouve un job
      • Et pense au reste!
      • Guide pratique pour s’installer et vivre en France
    • Portraits Futés
  • Galerie
  • Publications
    • CAPMag
    • Guide de l’été
    • CAPMag Junior
    • Jeux
    • Guide LusoSup
    • Guide pratique pour s’installer en France
  • Presse
    • Communiqués de Presse
    • Tout le monde en parle
✕

O impacto da COVID-19 no turismo português

  • Home
  • Actualités Actualités-Tourisme
  • O impacto da COVID-19 no turismo português
Le Portugal succède à l’Allemagne à la présidence tournante de l’Union européenne
2 janvier 2021
À LA UNE AUJOURD’HUI : PORTRAIT DE SABRINA ALMEIDA MASCARENHAS ⁠📸
4 janvier 2021
Published by editeur on 4 janvier 2021
Categories
  • Actualités-Tourisme
  • CAPMag_Tribune
Tags

A COVID-19 é uma pandemia que teve consequências desastrosas em todo o mundo. Este vírus afetou todos os setores económicos de todos os países e particularmente o turismo. Como ele comprometeu o movimento das pessoas, obrigando-os a ficar em casa, o setor do turismo sofreu e continua ainda hoje a sofrer. Portugal é um país que vive de turismo, e é um dos países mais visitados da Europa. E esta pandemia  surgiu logo no início nos meses de março e abril quando a Europa era o seu epicentro . Muitas pessoas tiveram medo de viajar ao velho continente e então adiaram ou anularam as suas viagens, o que teve como consequência um desastre para a economia turística europeia.

Depois de um confinamento de cerca de dois meses, Portugal teve de impor medidas para que toda pessoa que entre no território português não contamine e não seja contaminada pelo vírus. Antes de viajar a Portugal, têm de verificar as modalidades para poder sair do seu país. Se viajar de avião, a sua temperatura vai ser controlada à chegada ao aeroporto, de mais, que viaje para Portugal continental ou para os arquipélagos (Madeira e Açores), as autoridades de saúde portuguesas exigem o preenchimento de um formulário para conhecer os seus antecedentes. Também não se esqueça que se desejar viajar para a Madeira ou os Açores, deve apresentar um teste negativo feito 72 horas antes do voo. Se viajar de carro, verifique as condições necessárias as preencher em cada país que atravessar.

Se desejar viajar a Portugal este ano, tem de saber que só alguns países estão autorizados a viajar ao pequeno estado ibérico. Esses são os países que fazem parte da União Europeia, os países que estão associados ao espaço Schengen e outros 12 como Austrália, Canada, China, Coreia do Sul, Geórgia, Japão, Marrocos, Nova Zelândia, Ruanda, Tailândia, Tunísia ou Uruguai. Se vier de algum destes países pode viajar em paz a Portugal, mas sempres respeitando as regras sanitárias.

Uma vez que chegar e se instalar para as suas férias em Portugal tem de saber que o país impôs regras que devem ser imperativamente respeitadas para o controlo do vírus. Antes de tudo como em muitos outros estados europeus, a distanciação social e o uso de máscara são obrigatórios nos lugares públicos e fechados. Quanto aos outros setores turísticos vou-lhe dar aqui alguns exemplos:

Se você desejar ir a um café ou a um restaurante pode ir, não se esquecendo que eles fecham à 1 hora da madrugada.

As lojas e supermercados estão abertos, mas só deixam entrar um número limitado de pessoas. Por exemplo você pode dar com uma pessoa a entrada dos supermercados a controlar as entradas e saídas, a desinfeção das mãos e o uso de máscara é obviamente obrigatório.

A nível fluvial, se desejar ir à praia, lago ou rio o acesso é autorizado respeitando uma distância correta, o uso de máscara neste caso não é obrigatório, mas aconselhado.

Se estava pensando dar uma volta de norte a sul do país, nenhuma restrição de movimentação o impede de fazer a condição de respeitar as regras sanitárias.

A resposta do turismo português foi então de reabrir todos os lugares turísticos para relançar o turismo nacional, todavia se desejamos poder continuar a viajar a Portugal temos de respeitar as regras sanitárias (distanciamento e máscara) porque assim poderemos mais cedo ou mais tarde voltar ao normal.

A partir do mês de maio, depois dos confinamentos europeus muitas pessoas voltaram a viajar a Portugal que era naquela altura o exemplo europeu na gestão do vírus, mas isso não chegou a combater o déficit causado pelo confinamento. Hoje a Europa está a enfrentar uma segunda vaga, e o turismo vai ser um dos setores mais afetados, o turismo português está então ainda a sofrer desta crise sanitária, e muitos especialistas dizem que vão ser necessários dez anos para que os países europeus se levantem desta crise. Então para voltarmos o mais rapidamente possível a nossa vida de antes, sejamos responsáveis e respeitemos as regras sanitárias.

 

Hugo Cerqueira Gomes
Série de Tribunes écrites par les étudiants de l’Université Lumière Lyon 2

capmag@capmagellan.org

 

Share
0
editeur
editeur

Related posts

Photo : © Hugo Reis - Office du Tourisme du Portugal

26 décembre 2022

A ilha das flores vai te surpreender !


Read more

Photo : Pixabay

24 novembre 2022

A geração Z e a ligação com o desenvolvimento social


Read more

Photo : © Alex Silva/Estadão Conteúdo

10 novembre 2022

O PCC e o sistema prisional


Read more

Retrouvez l'association Cap Magellan sur :
Facebook - Instagram - twitter - TikTok - Linkedin - Youtube

Conditions Générales d'Utilisation

Contacts:

E-mail : info@capmagellan.org
Tel : +331 79 35 11 00

Adresse : 7, Avenue de la Porte de Vanves – 75014 Paris

Recherche

✕
© Cap Magellan 2022