Com o objetivo de promover e valorizar a o Ensino Superior Português, a Cap Magellan convida todos a participar no Salon Partir Étudier à l’Étranger, onde Portugal é convidado de honra. No evento dos dias 26 a 28 de novembro, estarão presentes dezenas de instituições portuguesas com as quais poderás tirar as tuas dúvidas!
Com o objectivo de estar mais próxima dos jovens lusodescendentes, e sempre nessa preocupação de promover a língua portuguesa em França e responder às necessidades dos estudantes, a Cap Magellan tem desenvolvido campanhas de valorização dos estudos e das formações do ensino superior em Portugal, nomeadamente sobre o contingente especial de 7% reservado a lusodescendentes no acesso ao ensino superior português. Tendo acompanhado de maneira personalizada dezenas de candidatos ao contingente especial nos últimos anos, estamos certos de ter contribuído para o crescimento de 52% do número de emigrantes e lusodescendentes colocados no Ensino Superior Português, entre 2018 e 2020. Conscientes de que esse crescimento fica ainda assim aquém da realidade dos números de lusodescendentes fora de Portugal e particularmente em França, continuaremos a trabalhar esta temática nos próximos anos.
Todo este trabalho de terreno levado a cabo vai culminar no próximo mês de novembro com Portugal país convidado de honra no certame Salon Partir Étudier à l’Étranger de Paris, integrado no Salon Européen de l’Education. O mês de novembro de 2021 coincide ainda com o lançamento das celebrações dos 30 anos da Cap Magellan, iniciadas a 24 de novembro de 2021, até 23 de novembro de 2022.
A Cap Magellan convenceu, assim, a estrutura L’Étudiant, organizadora deste Salon, numa colaboração estreita com o Secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, com a Secretária de Estado das Comunidades e com o Secretário de Estado da Juventude e do Desporto, a colocar Portugal como país convidado de honra e a organizar um espaço de 100m2 dedicado à presença de universidades e politécnicos portugueses no Salon Européen de l’Education de Paris, a maior Feira direcionada para o mundo estudantil que acolhe todos os anos mais de 600.000 estudantes. Estão desde já confirmadas as presenças do CCISP (Conselho Coordenador dos Institutos Superiores Politécnicos), de 9 Institutos Politécnicos (Bragança, Castelo Branco, Coimbra, Leiria, Portalegre, Porto, Setúbal, Viana do Castelo e Viseu), de 6 Universidades (Aveiro, Católica, Évora, Minho, Porto e Trás-os-Montes e Alto Douro), da agência Erasmus + de Portugal, da DGES (Direcção Geral de Ensino Superior), bem como naturalmente da Cap Magellan e do parceiro bancário exclusivo Banque BCP.
O Salon Partir Étudier à l’Étranger, estando confirmado no seu formato presencial, realizar-se-á de 26 a 28 de novembro de 2021 em Paris (Parc des Expositions, Porte de Versailles). Será um momento de celebração do Ensino Superior Português, bem como da amizade entre Portugal e França, que se encontra encarecida pela atual transição entre a Presidência rotativa do Conselho da União Europeia portuguesa, que terminou em junho, e a próxima Presidência francesa, que se inicia em janeiro, antes da Temporada Cruzada França-Portugal, que terá o seu início em fevereiro de 2022.
Marcado pela sessão de inauguração, este primeiro dia do evento é assinalado pela presença de representantes do governo português, da comunicação social, e da passagem da comitiva do l’Étudiant que incluirá o Ministro Francês da Educação. A partir das 10h da manhã, dar-se-á uma celebração oficial da abertura do espaço Portugal. Este momento contará com a imprensa portuguesa em França, e com os seguintes oficiais:
Dada a proximidade entre os dois países e o número de emigrantes portugueses, bem como de lusodescendentes em França, é natural o interesse tanto dos jovens nas instituições portuguesas, como das mesmas nos jovens que residem em França. A mobilização da academia portuguesa traduz-se na presença de instituições de renome internacional nas mais diversas áreas, da engenharia às ciências sociais, das ciências da comunicação à medicina, passado por turismo/hotelaria, enologia, secretariado e direito.
No Salon poderás encontrar nove Institutos Politécnicos, representados pelo Conselho Coordenador dos Institutos Superiores Politécnicos.
O Salon contará com a presença de seis universidades portuguesas. Cinco são públicas e a sexta existe em regime concordatário. Conhece mais um pouco sobre elas abaixo:
Para garantir que os curiosos e interessados tenham acesso à cultura e tradições académicas portuguesas, a Cap Magellan garantiu a presença de várias tunas na cidade de Paris durante o evento, com a atuação de cada uma no espaço do Salon. Vindas de várias universidades e politécnicos, poderás assistir a atuações da Tuna da Universidade Católica do Porto, da Tuna Académica de Biomédicas, da Tuna Feminina do ISCAP e da Tuna Feminina da Universidade Católica do Porto. Assim, com as atuações de duas tunas masculinas e duas tunas femininas, o Salon Partir Étudier à l’Étranger estará repleto de música e tradição portuguesas!
Para promover a frequência dos jovens no Ensino Superior Português e com os olhos postos no objetivo de, em 2030, ter 6 em cada 10 jovens a frequentá-lo, o governo português tem disponível um contingente especial dedicado aos jovens emigrantes, lusodescendentes e familiares de emigrantes. Este contingente contempla 7% das vagas do Concurso Nacional de Acesso, o que se traduz em cerca de 3500 vagas, distribuídas por mais de 1000 cursos, em 34 instituições públicas. A estas vagas, soma-se o comprometimento das universidades privadas em promover o acesso de emigrantes, familiares e lusodescendentes à sua oferta formativa.
Apesar desta campanha para aumentar o número de estudantes, a oferta de vagas na conhecida “quota dos 7%” ainda supera em grande número a procura. Com uma taxa de ocupação de cerca de 12%, as tuas probabilidades de entrar no par curso/universidade que mais te interessa são elevadas, até porque só precisas de cumprir os critérios mínimos para seres aceite.
Uma vez que o momento ideal para começares a preparar a tua candidatura é agora, esperamos ver-te no salon, onde poderás descobrir a oferta formativa dos nossos parceiros, bem como opções diversificadas de acesso e financiamento.
Portugal, é o país convidado de honra no Salon Partir Étudier à l’Étranger, uma ramificação do evento geral o Salon de l’Éducation, dentro do Salon Partir Étudier à l’Étranger. Datas: dias 26,27 e 28 de novembro, das 9h30 às 18h nos três dias
Morada: Parque de Exposições de Porte de Versailles
Participação gratuita, sujeita à inscrição obrigatória no site do l’Étudiant: https://www.letudiant.fr
Certificado digital válido à entrada e uso da máscara obrigatório.
Caso tenhas mais alguma dúvida, poderás encontrar todas as informações sobre o salão e o contingente especial no nosso website: https://capmagellan.com/
Contamos com a tua presença!