Entretien avec Ianis Periac, auteur de “Lisbonne, au café du coin”
2 août 2023La campagne Sécur’Été 2023 se termine en beauté !
2 septembre 2023A escritora Mafalda Mota esteve em Paris para workshops em colaboração com a CAPMag Junior. Desta vez, a “Heróis sem Capa” juntou-se à iniciativa para oferecer uma experiência diferente aos alunos da região parisiense. A nossa versão do CAPMag para os mais jovens continua os ateliers com crianças lusodescendentes ou que estão a aprender português.
“Heróis sem Capa” é um projeto que foi criado em 2018 por Mafalda Mota, que é a ilustradora e a escritora. O projeto tem como objetivo mostrar às crianças que não é preciso uma capa ou superpoderes para ser um herói. Para isso, a autora usa o exemplo de pessoas como, bombeiros, polícias, ou mesmo até os pais das crianças para mostrar-lhes que toda a gente pode ser um herói se o quiser. Atualmente “Heróis sem Capa” é constituído por três livros: Um salto para a água, Os meus amigos invisíveis e A magia em mim. Respetivamente, os livros são inspirados de uma surfista que perdeu um braço depois de um acidente, de um matemático e economista que sofria de esquizofrenia, e, de uma comediante, atriz e dançarina que sofre de paralisia cerebral. Os três livros são inspirados de pessoas da vida real que venceram obstáculos apesar das circunstâncias.
No âmbito da colaboração com a Cap Magellan para uma página dupla que apresenta a autora e o projeto na edição do mês de maio de 2023 da CAPMag Junior, Mafalda Mota deslocou-se de Lisboa a Paris para sessões de leitura e workshops sobre “Heróis sem Capa” e a CAPMag Junior. De 20 a 24 de maio, a associação e a autora visitaram 4 escolas de Paris e arredores, 1 associação lusófona e a Biblioteca Gulbenkian de Paris para proporcionar às crianças uma experiência enriquecedora e divertida. Entre as escolas podíamos contar a ACEP-Fénelon em Paris, as escolas primárias Huissiers e Mauriceau em Neuilly-sur-Seine e Asnières-sur-Seine e a Secção Internacional de Saint-Germain en Laye. A associação Graines de Luso também se juntou à iniciativa.
A cada visita, os alunos receberam cada um, um exemplar da edição de maio da CAPMag Junior. Além, disso a Mafalda pode ler os três livros que compõem atualmente o projeto enquanto conversava com as crianças suscitando assim o interesse delas. Seguiu-se uma atividade em que os alunos tiveram de criar o seu próprio passaporte de herói, preenchendo-o com as suas informações pessoais como a data de nascimento, o primeiro e último nome e, claro, o nome que escolheram para os seus heróis. Tal como todos temos um passaporte para viajar ou para simplesmente mostrar que existimos, os heróis também têm de ter um. Etes passaportes foram depois coloridos pelas crianças que puderam guardá-los no fim do atelier.Foram momentos de aprendizagem e de partilha para os alunos, os professores, a autora e a equipa da Cap Magellan, porque sim, as histórias da Mafalda não só para crianças: toda a gente as pode ler.
O projeto “Heróis sem Capa”, é para toda a família e desperta o interesse, o se pode ver no interesse e no feedback das crianças, dos pais e dos professores.
Entre as várias reações durante os ateliers, “as historias são interessantes” é uma das mais comuns. As crianças preferiam este tipo de atividade a assistir a uma aula de português normal. Para os alunos era mais divertido e interessante aprender português desta forma.
As crianças que puderam assistir aos ateliers também tinham muitas perguntas para a autora dos livros, às quais a Mafalda respondeu com muito prazer. Estas questões diferiam entre detalhes sobre a vida pessoal da Mafalda, sobre a edição dos seus livros ou de livros em geral ou mesmo sobre o projeto “Heróis sem Capa” em si.
Para além de permitir a este projeto de atingir um público fora de Portugal, estes ateliers, em conjunto com a CAPMag Junior, fizeram com que os alunos pudessem ouvir e falar português num contexto diferente ao de todos os dias.
Jessica Ramos
Photo: Atelier CAPMag Junior et Heróis sem Capa ©Cap Magellan