Os 1os EGL, evento único, reuniram as diferentes realidades dos lusodescendantes, lusófonos e lusófilos, dirigentes associativos, professores, estudantes, empresários, responsáveis políticos e oficiais, com o objetivo de criar uma rede capaz de promover a divulgação da língua portuguesa, reforçar a participação cidadã, dar a conhecer e divulgar a cultura através dos intercâmbios, do turismo sustentável e dos investimentos. O sucesso dos 1os Estados Gerais vem, entre outros, da forte representação das principais estruturas que atuam diariamente para os benefícios da comunidade lusófona em França. Um conjunto de entidades dinâmicas lutando pelas mesmas causas, tornou-se então consciente da sua existência e reuniu-se.
Assim, participaram nesta primeira edição 185 estruturas associativas e representantes do corpo docente da França, mas também de Portugal, Luxemburgo e Bélgica. Uma rede nasceu. A estes actores damos o nome de “Rede dos Estados Gerais da Lusodescendência” e que aguarda agora o lançamento de verdadeiras campanhas nacionais. A primeira dessas vai dizer respeito à promoção da língua portuguesa.
Os Estados Gerais da Lusodescendência ocorrem de dois em dois anos, baseado numa lógica de trabalho em rede, em torno destas campanhas nacionais. O formato mantêm-se idêntico e realizar-se-á na Casa de Portugal da Cidade universitária de Paris:
Professores – Formulário de inscrição
Associações – Formulário de inscrição