Les Victoires Lusophones aux Jeux Olympiques 2024
3 septembre 2024Retour sur le Forum de Rentrée du 14e arrondissement
5 septembre 2024As regiões Norte e Centro de Portugal estão a ser gravemente afectadas por incêndios florestais de grandes proporções, mobilizando mais de 5.000 operacionais no terreno. Com casas destruídas e autoestradas encerradas, milhares de pessoas têm sido forçadas a abandonar as suas habitações. Atualmente, há cerca de 44 incêndios ativos, atingindo 58 municípios no Norte e 17 no Centro do país. Face a esta situação crítica, é fundamental saber como evitar e proteger-se de incêndios.
Em caso de incêndio, ligue imediatamente para o 112. Se estiver em segurança e com vestuário adequado, tente extinguir pequenos focos de fogo com pás, enxadas ou ramos. Evite a exposição ao fumo, tapando o nariz e a boca com um pano húmido. Proteja o corpo com roupas secas e compridas. Não prejudique a ação das equipas de resgate e siga as suas instruções. Retire o seu veículo dos acessos ao incêndio e informe as autoridades sobre comportamentos de risco. Evite circular em zonas próximas ao incêndio.
Se o fogo se aproximar da sua casa, avise os vizinhos, regue o telhado e a área envolvente, feche portas e janelas, e remova mobiliário e materiais inflamáveis perto da habitação. Sempre que possível, retire as botijas de gás para um local seguro. Coloque toalhas molhadas nas frestas e, se for seguro, extingue pequenos focos com água ou terra.
Se ficar cercado pelo fogo, dirija-se para áreas planas, com pouca vegetação ou próximas de fontes de água. Respire junto ao chão, utilizando um pano húmido para filtrar o fumo, e cubra o corpo. Comunique a sua situação ao 112.
Caso fique confinado em casa, afaste cortinas e móveis inflamáveis das janelas, tape as frestas com toalhas húmidas e permaneça em zonas opostas ao incêndio. Após a passagem do fogo, verifique focos residuais na área envolvente e no telhado da sua casa.
Em caso de evacuação, mantenha a calma, leve consigo documentos e um kit de emergência, ajude crianças e idosos, e siga para um abrigo próximo, seguindo as indicações das autoridades.
Fontes: portugalchama.pt ; pt.euronews.com ; publico.pt
Victoria Freitas de Lima, étudiante en LLCER à l’Université Sorbonne Nouvelle