#Crónicas do Liceu : Da boa governança …
24 septembre 2019Música Portuguesa estará em destaque no dia 16 de outubro no Festival MaMa em Paris!
1 octobre 2019Oferecida pela Câmara Municipal de Paris e organizada pela associação Cap Magellan, para a comunidade portuguesa residente em França, pela oitava vez consecutiva, a “Noite de Gala” está de volta.
Como tudo começou
No âmbito da comemoração do centenário da proclamação da Primeira República Portuguesa, em 2010, os presidentes da câmara de Paris e Lisboa, Bertrand Delanoë e António Costa, decidiram receber a comunidade franco-portuguesa numa noite especial no Hôtel de Ville de Paris, em torno da data simbólica do 5 de outubro. Esforço este que, em 2011, surgiu na primeira edição da “Noite de Gala” que, graças ao seu sucesso, se repete todos os anos. Este ano, a gala está de volta para mostrar a riqueza e cultura de Portugal, tendo a região de Terras de Trás-os-Montes como foco.
A EDIÇÃO 2019
Apresentada por José Carlos Malato e Sónia Carneiro, tal como nos anos anteriores, a Noite de Gala 2019 reunirá personalidades de todos os meios como artistas, políticos, diplomatas, empresários, associações, bem como estudantes lusófonos ou lusófilos, num ambiente prestigiante e glamoroso nos Salões nobres do Hôtel de Ville de Paris. Um evento raro, mediático que juntará um público de 650 pessoas e um número significativo de convidados especiais distinguidos ao longo da noite que ficará certamente gravada nas memórias.
Considerado património imaterial pela Unesco em 2011, o Fado será representado pelo talentoso Duarte, que também será o artista principal da noite, considerado um dos melhores fadistas actuais de Portugal. Ainda nas atrações da noite, contaremos com duetos, homenagens e animações, que permitirão navegarmos pela riqueza cultural portuguesa e lusófona. Este imperdível encontro da comunidade portuguesa acontecerá no sábado dia 12 de outubro no Hôtel de Ville de Paris, que juntará um público vindo de horizontes diferentes mas que defendem e divulgam a língua portuguesa.
PROGRAMAÇÃO DESTA NOITE
Fado:
Duarte
Os duetos da Gala:
Miguel Gameiro (Pólo Norte) & Tânia Raquel Caetano
Marisa Liz (Amor Electro) & Chloé Esteves
Vitorino & Aïcha Benzerga en trio avec Sou Alam
Homenagens e animações
José Carlos Malato e Sonia Carneiro, vestida por Miguel Coutinho
Tôna Tuna – Tuna Feminina Universitária de Bragança e Região de Terras de Trás-os-Montes
Marco e Bruno, « Pourtougais » – BA13 Ft Faillance
Nuno Matos, « Euro 2016 »
Sarah Perles, Bruno Sanches e Frank Cimière, « Opération Portugal »
Yannick Lopes, homenagem a Emilio Pujol
Entrega de prémios
Prémio Cap Magellan – Banque BCP do melhor estudante
Prémio Cap Magellan – Fundação Calouste Gulbenkian do melhor aluno do ensino secundário
Prémio Cap Magellan – Vilamoura – Trace Toca da melhor revelação artística musical
Prémio Cap Magellan do melhor jovem empreendedor
Prémio Cap Magellan – Groupe Pina Jean da melhor iniciativa de cidadania
Prémio Cap Magellan do melhor projecto associativo
Sem esquecer o Cocktail com sabores da região de Terras de Trás-os-Montes e um sorteio de Experiências Inatel pelo público.
Parceiros Premium:
Câmara Municipal de Lisboa,
Comunidade Intermunicipal
Terras de Trás-os-Montes,
Transavia, Fundação Inatel,
Fondation Calouste Gulbenkian –
Délégation en France,
Jean Pina Entreprise, Les Dauphins,
Super Bock, Água das Pedras,
Compal, Delta, Vilamoura Club,
Instituto Português da Juventude
e do Desporto, SEJD, juventude.gov.pt,
DGACCP – MNE, RTP, Trace Toca,
Coordination des Collectivités
Portugaises de France,
Tôna Tuna
A cerimónia de Gala: Programação detalhada
Momentos musicais, intercalados com 6 entregas de prémios. Diversidade de animações, variedade de estilos e muito humor para alegrar esta Noite. Vários artistas, das mais diferentes manifestações culturais brindarão o público com as suas apresentações. Uma breve apresentação dos artistas presentes.
FADO
Duarte
Natural de Évora, Duarte é considerado como a nova estrela do fado. Premiado em 2007 pelo Prémio Amália Rodrigues, Duarte, cantor e compositor, cativa com o seu carismo único e comunica a famosa saudade em toda a sua beleza. Duarte, psicólogo de profissão, estreou-se discograficamente com “Fados Meus” (2004), ao qual se seguiu “Aquelas Coisas da Gente” (2009). “Só a Cantar” sucede a “Sem Dor Nem Piedade” (2014).
Se estiver por Lisboa, ao fim-de-semana poderá ouvir o jovem cantor com ares de estudante inglês no célebre Senhor Vinho.
Os Duetos da Gala
Marisa Liz
Marisa Liz é uma cantora portuguesa que desde cedo iniciou o seu percurso musical em bandas infanto-juvenis. Marisa fez parte dos Donna Maria, banda que abandonaria para apostar numa carreira a solo. Em 2010, surgiu na Gala de Natal da SIC com o grupo Amor Electro com o single “A Máquina”. Ainda em novembro desse ano, atingiu a marca de Platina com o seu disco de estreia. Desde 2014 tem sido mentora no programa de talentos The Voice Portugal, no qual conta com duas vitórias com os concorrentes Tomás Adrião (2017) e Marvi (2018). Estará acompanhada por Tiago Pais Dias, seu companheiro de vida e de banda, músico multi-instrumentista e produtor.
Chloe Esteves
Aos 20 anos, a Chloé Esteves descobriu a sua via. Deixou o seu diploma CAP de Cabelereira para se dedicar à música. Conhecida e reconhecida pela sua interpretação da música Lágrima de Dulce Pontes no programa The Voice, continua hoje o seu percurso neste mundo artístico.
Miguel Gameiro
Símbolo da música portuguesa recente, começou com o grupo Pólo Norte, em 1994, e dois discos de ouro antes de se lançar a solo em 2010 com A Porta ao Lado, também disco de ouro. 2018, regressa com um novo disco a solo e com um novo espectáculo, “MARIA”, dedicado à figura da mulher.
Neste disco conta com a colaboração de Mariza, Cuca Roseta, Ella Nor, Mafalda Veiga, Katia Guerreiro, Susana Felix, Rita Marrafa de Carvalho, Fátima Lopes, Miss Lyl e Helena Sacadura Cabral.
Tânia Raquel Caetano
A Tânia descobriu a música quando tinha os seus 3 ou 4 anos nos bar associativo que os pais tinham em Portugal. Adolescente, quis voltar às suas origens, e descobre Amália Rodrigues e Dulce Pontes. É convidada para concertos de “fado vadio” em Parise acaba por descobrir o fado na sua plenitude. Hoje assume-se sem dúvida como fadista.
Vitorino
Vitorino nasceu numa família de músicos, no Redondo. Desde que nasceu que ouvia música em sua casa, tocada pelos seus tios, tendo sido sempre neste ambiente que cresceu. Conheceu Zeca Afonso, de quem se tornou amigo. Emigrado em França, juntou-se a Sérgio Godinho e José Mário Branco, igualmente emigrados. Em 1975, estreou com o seu primeiro disco que incluía uma das canções mais importantes do imaginário português: “Menina estás à janela”. Referência incontornável da música (intervencionista) portuguesa, e artista intemporal.
Aïcha Benzerga
Filha de pai argelino e de mãe brasileira, a jovem Aïcha tem apenas 17 anos e sempre teve boas relações com a música desde pequena, seguindo aulas de canto desde os 10 anos. Aceitou o desafio de estar nesta Noite de Gala, à janela do Vitorino 😉
Sou Alam
Cantor Franco-Português, evoloui no universo das músicas de Zeca Afonso e Amadeu Ferreira. Transporta o ouvinte num passeio que mistura poesia e música instrumental e outros vôos vocais, e expressa a sua singularidade através de uma identidade musical formada na encruzilhada de vários estilos e instrumentações.
Marco & Bruno
Naturais do sul da França, Figeac, a ligação às raízes portuguesas é bastante forte nestes dois irmãos. No palco ou em vídeos humorísticos, Marco e Bruno entregam-se completamente. Preparem-se, porque vão rir!
Yannick Lopes
Mestre em Etnomusicologia pela Universidade Sorbonne Paris IV, o Yannick Lopes foi nomeado primeiro para o Conservatório Nacional de Música de Paris em violão clássico aos 18 anos. Tambem foi o primeiro acordonista da história do Conservatório de Paris a formar-se na improvisação generativa.
Nuno Matos
Basta ouvir a sua voz marcante, para o reconhecer de imediato. Basta ouvir os seus incríveis relatos, para a emoção se traduzir em arrepios. Considerado por muitos um dos melhores comentadores de sempre que Portugal, Nuno Matos vem relembrar-nos, se é que alguém se esquecer, aquele goooooooolo!
Sarah Perles
Luso-marroquina, a Sarah revelou-se no seu papel de Sofia de Meryem Benm’Barek, filme premiado na secção Un certain regard no Festival de Cannes 2018. Integra o projecto mais recento do humorista D’Jal, um filme chamado “Opération Portugal” e estará presente com parte da equipa.
Encontro marcado sábado 12 de Outubro!
Victor Soares e Guillaume Pousa
capmag@capmagellan.org