Por mares nunca dantes navegados: Noemie é a primeira submarinista da marinha portuguesa
3 janvier 2019
Alexandre Franco, um dos grandes rostos do jornalismo luso-canadiano
17 janvier 2019

10 de janeiro : data limite para se inscrever aos Segundos Estados Gerais da Lusodescendência

No seguimento dos Primeiros Estados Gerais da Lusodescendência (EGL) que decorreram a 28 e 29 de janeiro de 2017, no quadro dos 25° aniversário,  e culminaram com a assinatura de uma Carta de compromisso por todas as estruturas presentes em prol de campanhasnacionais abordando vários temas como a participação cívica,  o recensamento eleitoral e a promoção da língua portuguesa, a Cap Magellan propõe os Segundos Estados Gerais da Lusodescendência, a decorrer nos próximos dias 26 e 27 de janeiro de 2019.

Os  1os EGL, evento único, reuniram as diferentes realidades dos lusodescendantes, lusófonos e lusófilos, dirigentes associativos, professores, estudantes, empresários, responsáveis políticos e oficiais, com o objetivo de criar uma rede capaz de promover a divulgação da língua portuguesa, reforçar a participação cidadã, dar a conhecer e divulgar a cultura através dos intercâmbios, do turismo sustentável e dos investimentos. O sucesso dos 1os Estados Gerais vem, entre outros, da forte representação das principais estruturas que atuam diariamente para os benefícios da comunidade lusófona em França. Um conjunto de entidades dinâmicas lutando pelas mesmas causas, tornou-se então consciente da sua existência e reuniu-se.

Assim, participaram nesta primeira edição 185 estruturas associativas e representantes do corpo docente da França, mas também de Portugal, Luxemburgo e Bélgica. Uma rede nasceu. A estes actores damos o nome de “Rede dos Estados Gerais da Lusodescendência” e que aguarda agora o lançamento de verdadeiras campanhas nacionais. A primeira dessas vai dizer respeito à promoção da língua portuguesa.

Os Estados Gerais da Lusodescendência ocorrem de dois em dois anos, baseado numa lógica de trabalho em rede, em torno destas campanhas nacionais. O formato mantêm-se idêntico e realizar-se-á na Casa de Portugal da Cidade universitária de Paris:

  •   sábado 26 de janeiro e domingo 27 de janeiro, de manhã: reunião e animação da rede dos Estados gerais da lusodescendência (mais de 180 estruturas de todo o território representando as associações mais importantes e os estabelcimentos de ensino da língua portuguesa) para a preparação e o lançamento de uma verdadeira campanha de promoção da língua portuguesa em França, com uma lógica plurianual e lançada por toda a rede;
  • domingo 27 de janeiro à tarde: uma animação musical intimista e privada com artistas lusófonos.

Professores – Formulário de inscrição
Associações – Formulário de inscrição

Programa provisório

SÁBADO, 26 DE JANEIRO

Introdução: A Campanha – História, Objectivos e Inspirações

Sessão 1: Valorizar a Língua Portuguesa

  1. Um benefício económico e profissional
  2. Uma riqueza cultural
  3. Interesse pelas escolas

Exemplos de campanhas nacionais

Sessão 2: Meios de ação e ferramentas da campanha

  1. Formação “Como abrir uma aula de português? “
  2. Workshops:
    – “Kit de Comunicação”
    – “Calendário”
    – “Financiamento”
DOMINGO, 27 DE JANEIRO

Sessão 3: Desenvolver uma rede ao rodor da promoção da língua portuguesa

  • Relatório
  • Apresentação de uma ordem de missão

Assinatura de uma ordem de missão

Conclusão: Concerto exclusivo para a rede