A Amazónia e o acordo UE-Mercosul
17 septembre 2019Balcão do Emigrante em Paris
19 septembre 2019Nestes últimos anos, ficou visível a capacidade que Portugal tem em propor actividades e espaços com um leque muito alargado e sempre com a qualidade e a genuinidade procuradas por um público muito mais exigente, europeu mas não só.
Na lista das estruturas que marcam os visitantes pela positiva, as Aldeias do Xisto confirmaram ser uma porta de entrada para uma variada oferta de turismo e lazer em contacto com a natureza e com a cultura do território. Esta paisagem única em Portugal serve de cenário a algumas das melhores infraestruturas do país para a prática de turismo ativo, desde o BTT ao Trailrunning, passando pela canoagem e pela escalada. A cultura de “desporto para todos” e a qualidade dos equipamentos e da informação disponíveis nas Aldeias do Xisto permitem a prática de várias modalidades, tanto por amadores como por atletas profissionais. Quer seja para um passeio relaxante ou para testar os seus limites físicos e técnicos haverá sempre um trilho à sua espera e serviços especializados para o apoiar.
Sendo um território rico em água, são inúmeros os trilhos que seguem estes corredores ecológicos naturais, permitindo um contacto muito direto com a natureza envolvente. A GRZ- Grande Rota do Zêzere, é uma rota multimodal pedestre, BTT e canoagem, desde a nascente, na Serra da Estrela, até à foz, em Constância, numa extensão de 370Km inesquecíveis, sempre com o Zêzere como elo de ligação, e com derivações para as Aldeias do Xisto e outros pontos de interesse.
Conscientes da importância do publico de França e da presença nos eventos aqui realizados, vamos poder descobri duas facetas, atravês de dois eventos dos mais importantes, nas areas do desporto e do craft e design.
A mítica corrida “La Parisienne” vai juntar mais de 25 mil mulheres no dia 8 de setembro, numa ação de prevenção e angariação de fundos para a luta contra o cancro da mama. Os valores do desporto e do bem-estar físico e espiritual são estruturantes na oferta de turismo ativo das Aldeias do Xisto, pelo que a marca não podia deixar de se associar a este evento. As Aldeias do Xisto convidaram, através de um passatempo no Facebook e com a parceria da Cap Magellan, 50 participantes a correr com as cores da marca. Toda a equipa estará presente, num stand próprio, para acolher as participantes e promover o destino junto dos parisienses.
Também as Aldeias do Xisto têm promovido uma cultura colaborativa entre o território, o design e o saber-fazer artesanal, através de projetos que envolvem ateliês de craft, universidades e designers. Partindo duma imersão e inspiração no contexto dos lugares, criam-se objetos significantes da identidade cultural, dos valores do território e do espírito português, que ilustram uma nova forma de viver, estar e ser, mais ecológica e ética. Alguns destes objetos vão ser apresentados durante a grande Feira mundial Maison et Objet, que reconheceu o enorme valor da produção craft-design das Aldeias do Xisto, recebendo o stand da marca numa zona muito privilegiada da Feira: o espaço Signature, Unique et Eclectique.
Cap Magellan
Paru dans le CAPMag de septembre 2019
capmag@capmagellan.org
Fonte: www.aldeiasdoxisto.pt / www.bookinxisto.com