Neste aglomerado de eventos, temos obras dos quatro cantos do mundo realizadas por mulheres, que certamente lhe chamaram a atenção, não só pelo género dos artistas mas pelo trabalho elaborado por elas. Por incrível que pareça, existem mais mulheres a integrar este grupo de artistas em todo o mundo, que pouco a pouco se transformam em figuras importantes e um marco na nossa sociedade, não só na arte mas na cultura dos vários países correspondentes.
Este ano, o tema Les Créatrices será o guia da programação deste evento monumental que certamente vos fará sonhar e descobrir um mundo novo, através das suas inúmeras atividades. Neste evento, podemos contar com a participação de várias figuras e de várias artistas que nos vão trazer um pouco da sua arte em exposições, encontros, concertos e projeções.
Existe uma atividade para cada gosto, desde os mais literários, aos mais aventureiros. Com uma multitude de opções disponíveis, não haverá espaço para aborrecimento. Esta variedade também permite a um maior número de visitantes de apreciar os eventos que lhes chamam mais a atenção, sem se sentirem de excluídos. Igualmente, estas iniciativas são criadas para apelar aos habitantes e turistas que por aqui passam na cidade de Paris a investir e a criar gosto pela cultura e pela arte, pois a aprendizagem destas mesmas abre muitos caminhos e muitos olhos e horizontes.
Desde a Suíça até Taiwan, passando por Portugal e aterrando em Paris vão puder ver todas estas incríveis artistas mostrar todo o seu talento e competências. Durante esta semana, este festival propõe aos seus visitantes um leque de variedade e cultura, no feminino. Estas artistas representam os seus países das mais variadas formas, podendo surpreender os visitantes mais convencionais, e abrir os seus olhos para novos horizontes artísticos. Em setembro, Paris transforma-se num local onde tudo pode acontecer, um sítio onde as ideias mais inconcebíveis, vão ser na realidade expostas aos olhos dos mais curiosos.
No entanto, para visitar estes eventos, terá que aceder ao site da Ficep para descarregar o Passaporte para as Línguas, que dará acesso a estes entusiasmantes eventos. Este passaporte, semelhante ao verdadeiro, pode levar os visitantes, sem ter que entrar num avião, a vários recantos do mundo e assim explorar cada milímetro deste maravilhoso mundo em miniatura, na cidade de Paris. Com uma variada programação, os visitantes parisienses e arredores poderão visitar os vários pontos culturais à volta da cidade, tais como o American Center for Art and Culture com visitas ao Hotel Mona Bismarck ou ir ao Teatro Goethe- Institut de Paris com encenações de Annette Kurz. Para os amadores de conferências e encontros, no INALCO- Institut National des Langues et Civilisations Orientales poderão encontrar isso mesmo com Li Ang, juntamente com a projeção do filme, “The Moon Also Rises” (“A Lua Também se Levanta”), realizado por Li Cheng-Sheng.
Venham visitar Paris em setembro com os seus mais próximos e aproveite o que a cultura tem para nos oferecer!
Sofia Ferreira
Paru dans le CAPMag de septembre 2019
capmag@capmagellan.org