Encontro Europeu de Jovens em Terras de Trás-os-Montes
12 septembre 201918 edição da Semana das Culturas Estrangeiras
16 septembre 2019A Cap Magellan termina agora a campanha que lançou no dia 28 de junho, “Sécur’été 2019” na pista de karting do Aerokart, em Argenteuil (região parisiense), com a presença, do Cônsul Geral de Portugal em Paris, António Moniz, do apresentador de televisão, José Carlos Malato – padrinho da campanha –, e dos afilhados, Mickael Mota e Janyce da Cruz, ambos pilotos de karting.
A campanha, que teve como objetivo sensibilizar os condutores para a importância de respeitar as paragens durante grandes viagens, passa por seguir os automobilistas a partir das áreas de serviço de Bordeaux-Cestas e RCEA e estende-se a caminho de Portugal. O último fim de semana de julho é anunciado como “negro”, em termos de tráfego rodoviário com destino ao Sul. Por isso, no fim de semana de 27 e 28 de julho a associação marcou presença nas fronteiras entre Portugal e Espanha, dias 27 e 28 de Julho, no posto fronteiriço de Vilar Formoso, dia 27 de Julho, no posto fronteiriço de Valença e dias 27 e 28 de Julho e no posto fronteiriço de Chaves.
Esta ação divide-se em ações complementares. Este ano pelo primeira vez a Cap Magellan juntou-se à Fundación Cepsa e no dia 1 de agosto desenvolveu-se uma ação no posto de abastecimento da Cepsa da A1 em Leiria, no sentido Norte-Sul, teve por base a realização de simulações de condução sob o efeito do álcool e da sonolência. Para tornar as situações mais reais, estiveram disponíveis tapetes de simulação de efeito do álcool e fadiga, óculos de realidade virtual para verificar a noção de partilha da estrada e também testes de álcool eletrónicos.
Da mesma forma a associação desenvolveu este tipo de ações em discotecas em França no dia 29 de julho Vilamoura em Villeneuve-Saint-Georges, onde estivram presentes José Carlos Malato, Mickael Mota e Janyce da Cruz, e em Portugal na discoteca, Palace Kiay em Pombal, no Pacha em Ofir, na Praça da Música em Fafe, Triunfo e Press Bar em Chaves e Braga Dancefloor, em que na entrada da discoteca eram identificados os condutores e convidados a usar a famosa “pulseira bom condutor.” O objetivo era identificar, num grupo, o condutor que se compromete a respeitar o nível legal de álcool no sangue ou a não beber. A associação entregava a essa pessoa uma “pulseira Sécur’Eté”, traduzindo o seu compromisso e a sua motivação.
A etapa seguinte após da atribuição da pulseira era de esperar os jovens à saída da discoteca. Das 2h30 até às 6h, a Cap Magellan submeteu os titulares da pulseira “Sécur’été” ao teste de álcool. A equipa de voluntários que conduziu a ação teve à sua disposição testes de alcoolémia eletrónicos oferecidos pelo parceiro Macif. Alguns condutores tinham respeitado o seu compromisso, outros não. A missão da Cap Magellan era sempre de convencê-los a não conduzir e persuadir os seus companheiros de não aceitar qualquer boleia de carro do seu colega. A aposta foi ganha!
Para além disso, os grupos que respeitaram o compromisso, ganharam sacos do nosso parceiro Banque BCP, Millennium BCP e Cepsa, que continham de merchandising e o Guia do verão 2019, e produtos oferecidos por outros parceiros, como testes de alcoolémia descartáveis e “Pack soirées” Macif. Estivemos presentes em algumas emissões de televisão, nos programas da RTP 1: “Há Volta”, “7 Maravilhas Doces” e “Portugal no Mundo”.
A Cap Magellan considera que ações deste tipo são muito importantes para consciencializar as pessoas para o perigo que correm a não estarem a conduzir em plenas faculdades, ou de estar no carro com alguém que não deveria estar a conduzir. Entre a vida e a morte restam apenas um segundo de diferença, no passado mês de agosto, infelizmente estas grandes viagens voltaram a vitimizar os nossos imigrantes nas estradas. Associação agradece aos parceiros, sem os quais esta campanha não seria possível, juntos evitamos de certeza inúmeros sinistros rodoviários.
Vitória Calado
capmag@capmagellan.org