Un Gala à Paris aux messages forts
15 octobre 2019São Martinho 2019 : La fête de la châtaigne à Paris
16 octobre 2019A Herdade é um filme português que está a dar que falar pelo mundo inteiro, mesmo antes chegar aos cinemas do seu país de origem: Portugal. Este estreou no dia 5 de setembro de 2019, no Festival de Cinema De Veneza, com uma nomeação na competição oficial ao lado de Joker e Ad Astra.
Este filme, que já é aclamado por muitos, chega às salas de cinema nacionais no dia 19 de setembro de 2019. Este também vai ter estreia agora em setembro no TIFF- Festival Internacional de Cinema de Toronto e brevemente nas salas de cinema por toda a França.
Este filme foi realizado por Tiago Guedes, com argumentação de Rui Cardoso Martins, juntamente com Tiago Guedes e com a colaboração de Gilles Taurand, sendo este filmado parcialmente em França como em Portugal. Esta colaboração com a Alfama Films Production e Leopardo Filmes cria um mundo do qual o espectador não quer sair e que os enfeitiça durante todo o filme, com o seu enredo emocionante e dramático.
Este filme conta-nos a história de uma família que se torna proprietária de uma das maiores herdades da Europa, daí o nome do filme, situada na margem sul do rio Tejo, ao longo de várias gerações e emergindo cada vez mais nos seus segredos mais profundos. Esta longa metragem faz, através do seu guião, um retrato, com uma visão mais pessoal, da vida económica, política, social e histórica de Portugal dos anos 40, passando pelo período da Revolução do 25 de Abril de 1974 até aos nossos dias. Esta produção conta com a participação de vários rostos conhecidos pelos portugueses. Conta com a participação de Albano Jerónimo, Ana Vilela Da Costa, João Pedro Mamede, João Vicente, Miguel Borges, Sandra Faleiro, entre outros.
Esta produção foi nomeada para vários competições, sendo reconhecida pela sua autenticidade e realização. “A Herdade” foi o filme indicado pela Academia Portuguesa de Cinema para representar Portugal nas nomeações dos Prémios Goya na categoria de Melhor Filme Ibero-americano e igualmente nas nomeações aos Oscars na categoria de Melhor Filme Estrangeiro. Para além de tudo, este filme traz ao mundo um retrato bem marcante do período dos anos 40 até aos nossos dias, onde Portugal passou e passa ainda por várias dificuldades não só económicas mas também financeiras. “A Herdade” vai trazer ao público um olhar avassalador de uma família proprietária de terras e vai o levar numa viagem à descoberta de segredos dos mais obscuros que esta família poderá esconder.
A Alfama Films Production foi uma produtora criada por Paulo Branco em 2006, com o objetivo de produzir metragens independentes e assim dar a conhecer alguns realizadores já confirmados como David Cronenberg, Paul Auster e Christophe Honoré mas também novos talentos que vão emergindo pouco a pouco neste meio da realização e cinema.
Paulo nasceu em Lisboa em 1950 e dividiu a sua vida entre Lisboa e Paris, onde sediou a sua Produtora. Esta companhia foi criada com o objetivo de expandir o nome desta companhia a todos os cantos do mundo e criar uma imagem marcante dos seus membros mas também dos seus projetos e ambições. Este produtor para além de dar a oportunidade a jovens realizadores, também criou o LEFFEST- Lisbon & Estoril Film Festival em 2007. Também é conhecido por ser o produtor com o maior número de filmes selecionados no Festival de Cannes como também com o maior número de filmes nomeados pela Palme d’or.
Tiago Guedes, o realizador desta longa metragem estreará igualmente outro comovedor filme em novembro deste ano intitulado Tristeza e alegria na vida das girafas.
Sofia Ferreira
capmag@capmagellan.org