Sendo assim, os Calema tornaram-se nessa noite um duo de prestígio, provocando uma vaga de emoções e preenchendo de alegria as almas parisienses.
O concerto contou com a participação inesperada de vários artistas, tal como Ben Pedrosa e Ana Guerreiro, que formam o célebre duo de dança de Kizomba e danças afro-latinas mais visionado do YouTube. Os bailarinos dançaram, fazendo vibrar o público, sobre o remix de Lady Kaylani by DJ Loweloda, da música Trône do Booba.
A sala do Olympia teve igualmente a honra de acolher a artista portuguesa Soraia Ramos, de origem cabo-verdiana, que fez uma entrada flagrante no palco cantando “Agora Penso Por Mim”. A cantora seguiu com as músicas “Meu Marido”e “Não Dá Ah Ah”. Agradeceu a oportunidade de cantar na vila luminosa de Paris, anunciando assim a entrada dos Calema para o palco. Os irmãos fizeram uma entrada luminosa com a musica “Ciúme” do álbum A.N.V. Este duo fraterno soube transmitir amor no Olympia e fazer viajar o seu público com as suas músicas. Nessa noite, ouvimos a música “A dois” que eles compuseram para o Festival da Canção, e em seguida as músicas “A Nossa Vez”, “Tudo por amor”, “Bomu Kêlê”, “Regras” e “Vai”. Cantaram também as duas versões de “Sombra” – em português e em francês.
Os irmãos partilharam com o público a sua história com a França, para onde tiveram que se mudar em 2011, para irem ter com seus pais que viviam em Paris, e onde moram até hoje. Descreveram os seus passos iniciais enquanto artistas que atuavam em salões de chocolate, e falaram da emissão do The Voice, à qual participaram em 2013. O duo deu assim o privilégio de uma partilha íntima do seu percurso com o público parisiense, para que as pessoas sentissem e percebessem as suas músicas de forma mais real e próxima.
No palco, também receberam o cantor Anthony Touma, o amigo dos irmãos de origem libanesa, que o jovens conheceram na emissão The Voice em 2013. Animaram a noite cantando juntos a música “Mama ê”. Por sua vez, a cantora brasileira Kataleya juntou-se ao lado dos irmãos interpretando a música “Tudo Por Amor”.
Durante o concerto, o público teve também o privilégio de estar na companhia das personagens “Ro et Cut”. Eles encontram-se em Paris até dia 30 de junho, na sala do Happy Comédie Saint Martin, para uma paródia sobre os clichês ligados a Portugal. Esta aparição despertou imensos risos pela sala.
Os Calema conseguiram “incendiar” a sala inteira até o último segundo, incentivando o público a participar e a cantar em conjunto. O público, por sua vez, foi extremamente recetivo.
Os irmãos cantaram as suas músicas fazendo vibrar a sala com um ambiente festivo, digno de São Tomé e Príncipe. Chamando todos os convidados ao palco para cantar a música “Faz o Verão chegar“, espalharam uma nostalgia de praia, sol, mar. Saudade, como se diz no nosso lindo português.
Pode-se dizer com certeza que os Calema transportaram o Olympia para uma época de verão escaldante.
Inês Rodrigues
capmag@capmagellan.org